Image 1 Image 2 Image 3 Image 4 Image 5 Image 6 Image 7

 

Institucional

    A Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região (COAPROCOR) foi criada para prestar assistência aos produtores de café e maracujá da região de Corumbataí do Sul.

    Esta empreitada teve como ponto de partida a crise do mercado de café, bem como os problemas climáticos do final da década de 90. Desde então, os produtores rurais desta região precisaram renovar as culturas para a própria sobrevivência. A opção pelo cultivo de maracujá foi um grande advento, haja vista tratar-se de uma cultura orgânica, de baixo custo ao produtor, que promove e propaga na cultura da região o desenvolvimento sustentável em virtude da parca utilização de agrotóxicos e produtos lesivos ao meio ambiente.

    Atualmente, o cultivo de maracujá é a maior fonte de renda dos produtores rurais de Corumbataí do Sul e região, e graças à primorosa colaboração do projeto Universidade Sem Fronteiras, mantido pela UEPR – Universidade Estadual do Paraná (antiga Fecilcam) de Campo Mourão/PR, a cidade é considerada o maior pólo de produção de maracujá do Paraná. Em 2007, os produtores do município tiveram seu produto classificado em uma pesquisa realizada pela Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) como o maracujá que possui a melhor coloração, tamanho e melhor briks (medição do teor de açúcar do fruto).

    A grande responsável pela criação da cooperativa é a Aprocor – Associação dos Produtores Rurais de Corumbataí do Sul, que percebeu o grande potencial da cultura do maracujá, e com o escopo de melhorar a renda de seus produtores, concluiu que a criação de uma cooperativa especifica para a região traria maiores benefícios aos seus cooperados.

    Hoje a Coaprocor conta com um mix de produtos sendo o maracujá como carro chefe e o café muito cultivado no Município e na região. Em seguida o tomate que hoje tem ganhado muito volume de produção, a uva de mesa e uva para sucos e vinhos, laranja, poncã, caqui, pimentão e batata doce.

    A Cooperativa conta com mais de 460 cooperados, abrangendo também os seguintes Municípios: Barbosa Ferraz, Nova Tebas, Iretama, Godoy Moreira, Arapuã, Quinta do Sol, Peabiru, Prudentópolis, Lidianopolis, Borrazópolis, Jandaia do Sul, além de outro fora da região sendo o Município Reserva.

    A Agricultura Familiar é a principal beneficiada pela Coaprocor, haja vista a produção das culturas orgânicas estar elevando significativamente o nível de vida dos pequenos produtores, pois a região de Corumbataí do Sul possui características de relevo acidentado.

    Atualmente a Coaprocor possui os seguintes parceiros governamentais: EMATER, SENAR, FAEP, SINDICATO PATRONAL DE CAMPO MOURÃO, SEAB, SESC, CONAB, BANCO DO BRASIL, SICREDI, PREFEITURAS MUNICIPAIS DE CORUMBATAÍ DO SUL entre outras como GODOY MOREIRA, IRETAMA, BARBOSA FERRAZ, NOVA TEBAS e demais participantes na região, todos estes orgãos estão empenhados em promover o Desenvolvimento Socio-Economico e Ambiental, juntamente com a melhoria substancial da qualidade de vida dos produtores envolvidos.

    Este é um projeto Universidade Sem Fronteiras

COAPROCOR - Cooperativa Agroindustrial de Corumbataí do Sul - PR
Rua Guarani, S/N - Centro - Corumbataí Do Sul - PR
Fone/Fax: (44) 3277-1201 & (44) 3277-1171
Email: coaprocor@coaprocor.com.br